Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

quinta-feira, 20 de janeiro de 2005


Numa declaração que foi interpretada como o "lema" para a sua actuação futura, Rice realçou que a diplomacia americana deve trabalhar para criar um equilíbrio na ordem politica mundial que "favoreça a disseminação da liberdade e democracia". Uma tarefa que não será fácil pois, como sublinhou, ainda subsistem no mundo "vários postos avançados de tirania" - a Administração americana está especialmente atenta à Coreia do Norte, Cuba, Bielorrússia, Zimbabwe e Birmânia.
O Presidente português, Jorge Sampaio, manifestou-se hoje satisfeito com os "grandes progressos" registados em Macau desde a transferência de poderes no território, há cinco anos, e elogiou o "dinamismo" da administração chinesa.

«Macau, com a sua autonomia e governado pelas suas gentes, é, claramente, um sucesso da aplicação do principio um país, dois sistemas», disse Jorge Sampaio no final de um encontro de cerca de uma hora com o chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Edmund Ho.

«Isso enche-nos de satisfação», acrescentou. O encontro, realizado no palácio cor-de-rosa dos antigos governadores portugueses, marcou o início da visita de Jorge Sampaio a Macau.
Sampaio realçou que "a nível político, o enquadramento é favorável", "as relações entre a China e Portugal são de amizade" e "o processo de transição de Macau (em 1999) foi um sucesso".

"A China será certamente, pela sua pujança cultural e económica, pelo talento e dinamismo da sua população, uma grande potência do século XXI. A nossa aposta na China é portanto uma aposta no futuro", acrescentou.
 Posted by Hello

Sem comentários: