Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

sexta-feira, 27 de maio de 2005

Felizmente que tudo mudou.


Posted by Hello

Deixando de ser uma lucta de principios e de ideas a politicaconverte-se fatalmente em uma questao de compadres.
O compadrio elevado a cathegoria de instituicao nacional, domina tudo,corrompe tudo, dissolve tudo. Os partidos que nao podem conquistar oappoio da opiniao pelas ideas que representam, procuram manter-se peloappoio dos compadres que favorecem. E na proporcao exacta do numero doscompadres que annualmente despacha e emprega, que um partido augmenta oudiminue de adeptos, progride ou retrograda na confianca da coroa e nofavor da urna.
O dogma fundamental do compadrio impoe-se por tal modo que transformatodas as outras nocoes moraes segundo o criterio de que elle e aexpressao. Transforma a justica, a honra, a probidade, a propriaconsciencia. Nenhum partido politico ousa violar o compadrio: seriacommetter a mais vil e a mais nefanda das traicoes politicas!
Despachando o compadre mais servical com exclusao do adversario maiscompetente todo o governo honesto julga praticar um acto de gratidao ede lealdade. E ninguem ve quanto ha de profundamente subversivo da ordemmoral n'este simples facto tao vulgar, tao frequente, tao despercebido:a exclusao da competencia! Excluir a competencia, ou quando menospreteril-a, por um anno, por um mez, por um dia, por uma hora que seja,e commetter o attentado mais criminoso de que o Estado pode ser reodeante da sociedade. Esse attentado resume todas as violacoes do direitoe todas as affrontas da justica. E um roubo violento e descarado,aggravado com a offensa do merito, com a injuria da capacidade, com oinsulto ao trabalho, com o escarneo a moral, com o ultrage ao dever.
Na politica portugueza, que tem o seu calao como as mulheres publicas ecomo os ratoneiros, esse crime infame toma o nome dourado de_compromisso politico ou de acto de fidelidade partidaria_. E doministro que o pratica e para o qual se deveria pedir a prisaocorreccional ou o degredo com trabalhos publicos, a opiniao dizapenas:--E fiel aos seus correligionarios, sabe ser amigo, despachou ocompadre, vou para o partido d'elle.
O officio do governo e servir o paiz. Como porem o paiz, por effeito domachinismo eleitoral, e representado constantemente pelos compadres dogoverno, o officio do governo em ultima analyse nao e mais do que serviro compadre. Esta no seu destino. Gracas aos elementos de corrupcao deque o governo dispoe, o cidadao, nao votando como cidadao mas votandocomo compadre, da o primeiro impulso que poe em movimento toda aengrenagem do systema: elegendo o compadre e elle mesmo que funda atyrannia absoluta e despotica do compadrio que depois o governa.
A sociedade esta a merce do compadre. E se ha poder que possacontrabalancar alguma vez, em dadas conjuncturas, o poder do compadre,esse poder e unicamente--o da comadre.
A aptidao provada, a capacidade, o talento, o trabalho, a firmesa nodever, a tenacidade no estudo, a mais alta comprehensao e o maisrigoroso cumprimento da solidariedade e da honra--palavras, palavras,unicamente palavras! Na esphera dos fattos, na ordem pratica, positiva,real; compadrice, comadrice--eis tudo.

As Farpas.

Ortografia não actualizada

Sem comentários: