Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O video do Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa é um homem brilhante, erudito, e com imensa piada.

Culto, educado, focado para a tarefa e muito objectivo. Não se trata do intelectual de momento. O que faz é bem feito.

Posso até dizer, ao fim destes anos todos de o ler e ver. que é um amigo. Pelo menos uma pessoa muito digna da minha consideração.

Este video, feito portanto por uma amigo e pessoa competente e mais que bem intencionada é no geral e particular uma obra prima, digno da acutilante inteligência e perspicácia do autor.

Tem em si momentos excepcionais, duma grandeza que ultrapassa a nação portuguesa, diálogos excepcionais - e confesso que ainda não vi a versão alemã - que serão recordados em momentos futuros.

Tem falhas ?

Claro que sim.

No entanto ressalvemos que de menor, ou nenhuma mesmo, importância.

Um dos pequenos, para não dizer insignificantes defeitos, do video parecem-me ser os figurantes.

 O rio Tejo e o padrão dos descobrimentos só por si enchem um documentário parece-me que  todos os outros são um bocado forçados. Bastariam o rio e o padrão. Assim não entendeu o senhor professor.

Outro pequeno inconveniente parecem-me os diálogos. São no geral excelentes, claros e - o que é mais - atingem o seu objectivo:

Fazer com que o cidadão médio alemão perceba que os habitantes do sul da Europa, os Caribenhos e brasileiros são gente de muito trabalho e mais dados a rigor que os calaceiros do norte da Europa.

Neste aspecto parece-me que a mensagem é bem conseguida.

Mas, como diria o próprio professor muitas vezes, se a mensagem é excelente, bem pensada e duma qualidade excepcional parece-nos - por causa do malfadado mas - que o silêncio é de ouro.

Resumindo:

O video parece-me excelente. Diria irrepreensível até. As únicas criticas que faço - e isto são pormenores de somenos -  são à forma e ao conteúdo.

A forma que com excepção do padrão e do rio tudo o mais é redundante.

Ao conteúdo porque me parece mais virado para uso interno que argumentos para fora.

Parece-me claro que nem um nem outro foram felizes.

Quanto ao resto nada a acrescentar e é brilhante.

Parabéns professor!

Espero pelos próximos episódios:

Madeira :

 não nos deixem assim! Enquanto houver uma cagadeira para vender a outonomia continua.

Angola:

 fizemos uma democracia mesmo com quinhento ano di kulunialismos. Nois trabalha pra burro e mais que brancko que sós és chefe e ganha bué. E tu só mi trata açim pruque eu sou preto! Vaimos fazer uns vidio e mustrar que nois preto trabailha bué mais que os pula que só garina as nostras damas e que num trabailha um caralho e iço tudo!

Os professor vais fazer os vidios e os pulas vais ficar bué ciente que angolano trabalha bué mais que tuga e que és mais ificienti. Até bais perdoar dividas di Angola proque Angola e os angolares sisforça mais qui tugas e tugas perdoa e os mangolwue vai estrabalhar mais tudo.

Força Marcelo!!!!






Sem comentários: