Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

segunda-feira, 20 de junho de 2005

Racismo

No fundo o Sousita fica contente por Portugal ser um destino de emigração e não um país de imigrantes. Não há dúvida nenhuma que há um progresso. O Portugal que fornecia mão-de-obra barata e não qualificada e que não tinha grandes leis sobre emigração acabou. De facto ninguém vinha para cá por razões económicas. Fugia-se era de cá. O guarda-fiscal evitava é que os portugueses se raspassem daqui para paragens onde os ordenados eram mais altos.

Com o progresso económico vem estes inconvenientes. Começamos a receber pessoas que procuram melhores condições de vida. Claro que associados a este crescimento surgem problemas, os guetos, marginalidade, exclusão social e, em ultima análise crime. As coisas são como são e não há muita volta a dar.

Há no entanto uma questão de mero bom senso. Goste-se ou não se goste da emigração Portugal é um país de emigrantes. E de emigrantes económicos. O Português que foi para o Brasil, E.U.A., Luxemburgo, França e etc. fê-lo muitas vezes pela pura e dura sobrevivência. Não nos iludamos: não temos a melhor fama em muitos países do mundo…e não é a de exploradores. Somos considerados burros, atrasados e subnutridos intelectualmente.

É esta a dura e triste realidade.

Uma manifestação contra a presença de emigrantes em Portugal faz-me lembrar a história da família de emigrantes da América do Sul que luta anos e anos por um passaporte Americano. Quando recebem o primeiro, o do marido, a família rejubila e pede-lhe, no meio da maior confusão, que mostre o passaporte.
Ele, com um ar enfadado diz:

- Ainda não sou Americano há dez minutos e já vem os sacanas dos estrangeiros chatear-me….Ide para a vossa terra!

Sem comentários: