Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

segunda-feira, 19 de setembro de 2005



O Sousa da ponte


O Sousita não foi ver a manifestação da Frente Nacional em Lisboa no sábado passado. Limitou-se a vê-la na Televisão.

Ao contrário da anterior, que viu ao vivo e fotografou para o Blog .
http://osousadaponte.blogspot.com/2005_06_01_osousadaponte_archive.html


Pelo que vi na SIC era um grupo de cem pessoas ou com muito boa vontade duzentos. Muitos dos que foram entrevistados tinham um ar abichanadissímo.

Na primeira manifestação o objectivo era a expulsão dos imigrantes de Portugal: Brasileiros, pretos e outros estrangeiros em geral eram os inimigos. Nesta não eram os estrangeiros mas os homossexuais e os pedófilos. Verberaram contra o casamento gay e a adopção de crianças por casais homossexuais.

Ora o que é que isto tem a ver com o Yosemite Sam ?

O nosso amigo Yosemite dispara sem cessar contra tudo e todos. Claro que durante o desenho animado o Bugs Bunny faz-lhe uma série de tropelias e acaba sempre a coisa malzota para o pobre do Yosemite.

Com a Frente Nacional parece-me que está acontecer o mesmo. Dispara contra tudo e todos e assusta a potencial clientela. É triste, para eles, mas é verdade.

A argumentação da frente Nacional, no que concerne à imigração, poderia ter uma boa e sólida base de apoio nuns pais que fosse só receptor de imigrantes. Não é o caso de Portugal. Certamente muitas pessoas, especialmente nas grandes cidades sentem-se assustadas com um fenómeno novo que é Portugal receber pessoas e não exportar mão-de-obra barata. È verdade, mas falar de expulsão de todos os imigrantes assusta. Qualquer português com quem falemos tem um familiar emigrante, já foi emigrante ou pelo menos já pensou em emigrar.

Falar-lhe em expulsões assim a cru assusta-o. Lembra-se logo da prima Alzira que tanta dificuldade teve em ficar no Canadá, no cunhado serafim que foi a salto para França, no avô Eduardo que ganhou fortuna no Brasil. O argumento é mau. Apelar a uma imigração com critério, apenas par os que vem trabalhar, dar o exemplo dos portugueses por este mundo fora, etc. e tal parecia-me mais sensato.

No que respeita à homossexualidade, casamento gay, adopção e pedofilia o assunto foi muito mal tratado.
Os Portugueses não são homofóbicos. Se achamos um cero ar apaneleirado nos tipos da Frente Nacional que apareceram na televisão dizemos. Gozamos com o ar de bicha recalcada dos tipos mas não os criticamos por isso. É-nos bastante indiferente a orientação sexual dum político. A verdade é esta. Assim criticar a homossexualidade em si é um erro. Os Portugueses não compram. Confundir pedófilos e homossexuais é assunto que ainda menos se compra. No que respeita o casamento gay e adopção por gays isso já pode ser assunto. A Igreja aprova, uma fatia mais conservadora do eleitorado também.
No entanto, à semelhança do nosso Yosemite atiram para tantos lados que acabam por levar um tiro no pé. Senão vejamos:
O sector mais conservador que se pode opor ao casamento e adopção por gays podem estar ligados à Igreja Católica e ao P.P. A Igreja não gosta muito que se hostilize imigrantes e evita falar de pedofilia. O P.P. não gosta nada de hostilizar homossexuais.

Podemos por tanto concluir que a Frente Nacional está condenada a fazer manifestações com cem ou duzentas pessoas e acabar como o Yosemite Sam muito mal tratado pelo Bugs Bunny.

Sem comentários: