Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Portugal, que em 1991 já estava atrasado em matéria de escolaridade face à média da OCDE, aumentou esse atraso até 2002, apesar de alguns progressos registados na escolaridade nacional, indica um estudo do economista Eugénio Rosa, que afirma não ser possível alcançar taxas de crescimento económico elevadas e duradouras sem aumentar o nível de escolaridade.



Para se empregar n'outros serviços precisariade uma educação preparatoria pratica, para a qual são indispensaveis as escolas profissionaes que não existem em Portugal. Em França, naInglaterra, na Allemanha e principalmente na Suecia, as mulheres habilitadas em cursos especiaes teem já muitos empregos uteis na industria e no commercio. Em 1871 havia na Suecia 4:055 mulhere sempregadas no commercio e na industria. D'estas 2:675 dirigiam os seusproprios negocios. Quinhentas e quatro mulheres eram proprietarias defabricas e de officinas. Além d'isto muitas outras se achavam empregadas nos bancos, nas caixas de soccorros, nas companhias de seguros, etc. come molumentos annuaes variando de 800 a 5:000 rixdalers. No serviço dosc orreios, dos caminhos de ferro, dos telegraphos, a mulher alarga de dia para dia os seus dominios. A America, a Suecia, o Wurtemberg,offerecem-lhe sob esse ponto de vista as maiores facilidades.


As Farpas


Eis as palavras proferidas sobre este assumpto por um dos legisladores mais moços e mais instruidos d'aquelle sabio congresso:
«O sr. conde de Rio Maior (copiamos o extracto da sessão, publicado do Jornal do Commercio), não é adversario do desenvolvimento da instrucção primaria, porque não deseja que continue a subsistir o estudo de ignorancia do nosso povo, onde a proporção dos que sabem ler é de 1 para 25, emquanto na Allemanha, Hollanda, Belgica, etc., é de 1 para 6. Mas não deseja que se vote o estabelecimento do ensino obrigatorio. Prefere a liberdade do ensino, porque julga mais conveniente que os paes tenham a liberdade de darem aos filhos o ensino que lhes parecer mais proprio. Póde haver um individuo analphabeto mas que seja homem de ordem e temente a Deus, que não queira mandar o seu filho a uma escola cujo mestre ensine doutrinas perigosas. Lembra que nos tempos das nossas maiores glorias, embora a instrucção estivesse pouco diffundida, a nação portugueza attingiu um alto grau de prosperidade; não pretende dizer com isto que deixe de se derramar a instrucção, porque tambem é apostolo d'esta idéa, mas quer que essa instrucção seja ao mesmo tempo moral e religiosa.»


As Farpas



Casou José Fernandes com Bonifácia Teixeira, filha do patrão, que negociava em azeite, depois que enriquecera na sua mercearia do Largo de S. Bento.
Basílio foi o primogénito e único. Nascera muito gordo e extraordinariamente volumoso. Tinha a cabeça igual ao restante do corpo, e uns pés dignos pedestais do capitel da irregular coluna. Enquanto ao tamanho descomunal da cabeça, foi isto motivo para muitas alegrias em casa; no parecer daquela mãe ditosa, a grandeza da cabeça era sinal de juízo, e o tamanho das orelhas correlativas sinal de bom coração. O pai, como não tinha ideias suas acerca de orelhas, abundava na de sua mulher, posto que de via certa soubesse que um mau vizinho da porta dissera que o seu Basílio era aleijado, e sairia com orelhas de burro, se se demorasse mais três meses no ventre materno.
A casa do merceeiro ia um frade carmelitano de óptimos costumes, ainda parente transversal da Senhora Bonifácia. Era opinião de frei Silvestre do Monte do Carmo que a volumosa cabeça do menino significava talento. Este prognóstico abalava mediocremente os ânimos dos pais, que não sabiam o que era, nem o para que servia neste mundo o talento.
- Se as religiões não acabarem, como por aí agouram os ímpios – dizia o frade -este menino pode vir a ser um grande sábio numa ordem rica.
- O que eu quero – acudia o pai – é que ele seja um negociante fino, e que dobre o património com a sua agência.
O prognóstico de frei Silvestre, um ano depois, ficou prejudicado com a
mudança de reinado. Acabaram as religiões, agouradas pelos ímpios; e a cabeça de Basílio, no entender do frade, ficou sendo uma cabeça inútil e malograda, a qual devera ter vindo e florescido em orelhas, e ideias do tamanho das orelhas, cinquenta anos antes

AVENTURAS DE BASÍLIO FERNANDES ENXERTADO, Camilo


Dâmaso voltou-se para o velho, deixando cair os braços, descorçoado:
- Aí está, Sr. Afonso da Maia! Aí está por que em Portugal nunca se faz nada em termos! É por que ninguém quer concorrer para que as coisas saiam bem... Assim não é possível! Eu cá entendo isto: que num país, cada pessoa deve contribuir, quanto possa, para a civilização.
- Muito bem, Sr. Salcede! disse Afonso da Maia. Eis aí uma nobre, uma grande palavra!
- Pois não é verdade? gritou Dâmaso, triunfante, a estoirar de gozo. Assim eu, por exemplo...
- Tu, o quê? exclamaram dos lados. Que fizeste tu pela civilização?...

- Mandei fazer para o dia das corridas uma sobrecasaca branca... E vou de véu azul no chapéu!

Eça de Queirós, Os Maias

Sem comentários: