Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Darwin e religião

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura afirmou que a teoria da evolução “não é incompatível” com os ensinamentos da Igreja Católica.

D. Gianfranco Ravasi fez esta declaração aquando da apresentação da conferência interdisciplinar que assinala os 150 anos da obra de Charles Darwin “A Origem das Espécies”. O encontro, que é uma iniciativa do Vaticano para promover o diálogo entre cientistas e teólogos, está agendado para os dias 3 a 7 de Março de 2009, em Roma, e terá por título "Evolução biológica: factos e teorias".

http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultura/vol_teoria_evolucao_catolicismo.html


Charles Darwin to receive apology from the Church of England for rejecting evolution

The Church of England is to apologise to Charles Darwin for its initial rejection of his theories, nearly 150 years after he published his most famous work.

http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/2910447/Charles-Darwin-to-receive-apology-from-the-Church-of-England-for-rejecting-evolution.html


Ora o que parece é que a oposição de alguns cristãos à ciência, nomeadamente à evolução não é uma questão científica mas antes teológica. Pelo que parece teólogos influentes dizem que sim que é possível ser cristão e cientista ao mesmo tempo. A relatividade, a evolução ou a mecânica quântica não são incompatíveis com a fé.

O que parece ser incompatível com a ciência é a visão duma minoria que, salvo melhor opinião, sem perceber nada de teologia não entende que pode continuar com a sua fé mesmo com universo com milhões de anos e com espécies a evoluírem.

No fundo a tese criacionista é a mais perigosa para a religião. O pressuposto básico é que a terra só pode ter 6.000 anos e que as coisas foram tal qual a bíblia as descreve. Doutra maneira a bíblia estaria errada e a sua fé nada valeria. O corolário lógico é que a bíblia está errada e que a fé deles nada vale porque as evidências vão no sentido contrário à interpretação textual do texto bíblico.

Sem que eu perceba népias de teologia sei é que esta questão já se colocou há muito tempo atrás. Foi a celebre questão de ser a terra ou o sol o centro.

Compreendo perfeitamente as reservas da igreja na época. O texto bíblico falava expressamente da paragem do sol, o relato do génesis era levado a sério e a evidencia de não sentirmos a terra mover-se eram argumentos de peso. Ajunte-se a isto tudo a suspeita dum sistema heliocêntrico apontar logo para bruxaria, adoradores do sol e afins.

Não se pense que foi só a igreja católica que errou. Ítalo Calvino, Martinho Lutero e quase todos, senão todos, os teólogos interpretaram como errada uma explicação que colocasse o sol no centro do sistema e a terra à volta dele.

Ora actualmente qualquer estudante de teologia, daqueles malandros e que faltam às aulas, poderá explicar que não há qualquer inconveniente do sol ser o centro.

Os adventistas e alguns evangélicos caíram no mesmo logro séculos depois.

Claro que agra tem muito menos desculpa.

E se fossem aprender teologia ?

Era capaz de ser uma grande ideia….

Sem comentários: