Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dúvidas religiosas

ara um cristão o cristianismo é facílimo de entender. Para um não cristão a coisa já não se torna assim tão fácil.

Ora vamos lá a ver se consigo sistematizar o cristianismo.

Fontes:

Para os cristãos as fontes da sua fé são os livros da bíblia ou os livros da bíblia e a tradição ou uma determinada tradução da bíblia ou ainda livros posteriores à bíblia, as mensagens dos modernos profetas e os actos do Papa em matéria de fé.

Interpretação das fontes:

A interpretação, pode e deve, ser apenas pela leitura da bíblia. A leitura da bíblia tem de ser contextualizada pela tradição e doutrina emanada pela hierarquia. Há livros fora da bíblia que dão o verdadeiro sentido da palavra de Deus. Toda a revelação está na bíblia ou há profetas e revelações após a bíblia.

A mensagem cristã:

Deus criou um primeiro casal que segundo outras interpretações pode não ter existido. Este casal desrespeitou, independentemente da sua existência ou não, uma ordem de Deus e provou da fruta da sabedoria tornando-se igual a eles, o Deus único. Esta narrativa pode ser considerada factual ou apenas uma alegoria. Todavia esta desobediência original transmitiu-se hereditariamente. Todos os seres humanos nascidos depois carregam consigo o pecado dos pais.
Como forma de redimir toda a humanidade o Deus único, omnipotente, omnipresente e imortal torna-se um homem através da fecundação assexuada duma humana. Não é consensual se a virgindade anatómica da humana foi preservada ou não, sendo a sua negação ou aceitação acto que agrada ou repulsa muitíssimo a Deus conforme as interpretações.
Este Deus imortal feito homem é morto pelos homens e ressuscita passado pouco tempo juntando-se a si próprio. Este Deus feito homem pode, consoante as interpretações ser o mesmo Deus ou serem três entidades diferentes mas que na realidade são só uma.

Desta morte e ressurreição podemos inferir que nos basta apenas a fé no Deus que morre e ressuscita para sermos salvos, ou que apenas a fé não nos salva mas que ela deve ser complementada por actos que agradam à divindade ou que somos predestinados antes de nascermos para sermos ou não salvos.

Os actos que agradam e desagradam a Deus são:

A homossexualidade é absolutamente proibida, a homossexualidade não é proibida quando não praticada. A homossexualidade é permitida.

Não é possível o divórcio. Em certos casos pode haver divórcio.

Devemos respeitar o sábado. Devemos respeitar o domingo. È indiferente.

Não podemos fazer transfusões de sangue. Podemos fazer transfusões de sangue.

Devemos ser monógamos. A poligamia é permitida.

Os métodos anticoncepcionais são permitidos. Nem todos os meios anticoncepcionais são admitidos.

Podemos e devemos venerar imagens de santos. A adoração de imagens é o caminho mais curto para o inferno.

O inferno existe e é um local real. O inferno existe mas não é um local físico. Não há inferno.

Os bispos, padres e pastores só podem ser homens e devem ser castos. Podem casar. Podem ser homens ou mulheres e devem casar. Só podem ser homens mas tem de ser casados. Quem for homossexual não pode ser pastor. Podem ser ordenados homossexuais desde que não pratiquem. È indiferente.

Deus é um só. Deus é trino.

O papa é infalível em matéria de fé e é o representante de Deus na terra. O papa é o porta-voz do diabo.

Os pastores podem absolver os pecados dos crentes mediante a confissão. A confissão ao padre não é válida. O padre transubstancia a hóstia e o vinho durante a missa. A transubstanciação é uma abominação.

Devemos guardar os preceitos do velho testamento. O novo testamento anula tudo o que está no velho testamento. O velho e o novo testamento não fazem sentido sem as modernas profecias.

Não devemos aceitar novos profetas depois da bíblia. Há profetas depois da bíblia. Não há profetas depois da bíblia mas há instituições, entre elas o parlamento Inglês, que podem decidir sobre coisas de fé. A tradição é importante. A tradição não é importante.

Em relação à ciência a evolução ou uma terra antiga são contrárias à fé cristã. A evolução não é de forma nenhuma contrária à fé cristã.

Como se vê, sem má vontade, a teologia é extraordinariamente clara e é extremamente consensual.

Qualquer pessoa que leia as fontes e as interprete chega, sem trabalho de maior, ao conjunto de actos que agradam a Deus e lhe podem salvar a alma.

1 comentário:

Joaninha disse...

hehehehe! Nada mas simples não?

beijos