Blog dum gajo do Porto acerca de gaijas, actualidade política e sem futebol. Aqui o marmelo não gosta de futebol

sexta-feira, 7 de outubro de 2005

O nosso governo está a fazer cortes. Aumenta a idade da reforma, tira subsídios, congela carreiras, notifica empresas e particulares. Tem como objectivo diminuir o desgraçado do défice, que pelos vistos é o único indicador nacional que vai subindo.

É curioso que esta história dos cortes começou com o Durão Barroso. Acordamos um dia de manhã e descobrimos que havia um défice gordo e luzidio e que o mesmo tinha tendência a crescer. Descobrimos também que o Estado gastava de mais. Contamos os funcionários públicos e assustamo-nos.

Entretanto o Durão Barroso arranjou um emprego melhor e a questão do défice foi colocada em segundo plano pela nova gerência do Santana. Chega o Sócrates e reconta os funcionários, reavalia o défice e olha para a coisa pública e desata a cortar.

É certo que muito do que o governo está a cortar é do mais elementar bom senso. Com a esperança média de vida que temos contribuir trinta anos, ser reformado aos 50 e receber, em média, mais trinta anos de reforma é impraticável. Não há bagalhoça que chegue. É duro mas é assim.

O mesmo se pode dizer doutras prestações sociais que são absolutamente insustentáveis.

É muito curioso lembrar que nos idos anos setenta havia duas ideologias antagónicas mas que no fundo propunha o mesmo fim: a sociedade da abundância. Dum lado da barricada os comunistas que propunham chegar lá através da revolução e da ditadura do proletariado e os sociais-democratas que se propunham chegar lá por reformas sucessivas.

Como acabou o comunismo todos nós sabemos. Agora a questão que se coloca é saber o que nos vai acontecer.


Portugal está no clube restrito dos países mais ricos do mundo. Muitas vezes não temos consciência disso mas é assim.

O produto interno bruto por habitante é, duma forma simples, um valor que resulta da soma (em valores financeiros) de toda a produção económica de uma determinada região durante um período determinado, dividida pelos habitantes.


No nosso caso o valor conseguido, por ano, é de USD 14.645. Claro que o número assim a seco não nos diz nada. Podemos é compará-lo com o de outros países. Por exemplo o riquíssimo Kuwait tem apenas 13,641, a Suiça tem 43.486 e Marrocos 1,463.

Estamos uns pontitos à frente do Kuwait – mesmo sem petróleo. Se dividirmos o PIB per capita da Suiça pelo nosso chegamos a 2,9. Se fizermos o mesmo com o de Marrocos chegamos a um número de 10,1.

Assim a olhómetro podemos dizer que dividida a riqueza produzida pelos cidadãos da Suiça é três vezes maior que a portuguesa e que esta é dez vezes maior que a Marroquina. Os Kuwaitianos sem o petróleo iam comer areia ou merda de camelo.

Portanto nós estamos muito mais próximos dos ricos que dos pobres ou mesmo muito pobres. Os Cubanos contentam-se com 2.762 (quase o dobro de Marrocos) e a Alemanha com o dobro de nós (29.137).

Ora o ponto divertido disto é que nós sentimos que somos pobres, que temos desemprego e que ganhamos pouco. E se calhar é verdade.

Uma família média portuguesa tem dificuldade em chegar ao fim do mês. É um suicídio económico uma família decidir ter três ou quatro filhos.

Mas afinal que raio de modelo é este que mesmo inscrito no clube dos ricos não consegue sequer permitir que uma família padrão tenha quatro filhos?

Há qualquer coisa que me escapa.

Sem comentários: